.


PROPAGAÇÃO

segunda-feira, 25 de julho de 2011

PROGRAMA DA NASA SPACE SHUTTLE TO COME TO AN END

Quando Atlantis mais uma vez, toca a terra na Flórida na quinta-feira, Julho 21, uma era chegará ao fim. Esta época viu sonhos realizados quando os homens e mulheres poderiam ir para o espaço em uma nave - o ônibus espacial - que poderia ser usado repetidas vezes. Frota de ônibus espaciais da NASA definiu sonhos aflight desde seu primeiro lançamento em 12 de abril de 1981, começando com a Columbia e continuando com Challenger , Descoberta , Atlantis e Endeavour . Estes ofícios levaram as pessoas para a órbita repetidamente, lançou, recuperado e reparado satélites, conduzido pesquisas de ponta e materiais transportados para construir a maior estrutura no espaço, a Estação Espacial Internacional.
Apenas 30 meses após o Columbia primeira levantada para os céus, os radioamadores de todo o mundo foram animado sobre um outro primeiro: um presunto no espaço. Era 1983 - o terceiro ano do programa de ônibus espaciais - e Mission Specialist Owen Garriott, W5LFL, estava a bordo da Columbia para a missão STS-9 . NASA tinha dado permissão para tentar Garriott contato por rádio com os operadores de rádio amador na Terra durante seu tempo livre.
"Na manhã de quarta-feira, 7 dezembro, 1983, a voz de Garriott e indicativo de chamada foi claramente ouvida sobre Flórida e da Geórgia como o ônibus espacial Columbia deparei com Florida e até a Costa Leste dos Estados Unidos em órbita 144 da missão", lembrou Pat Lightcap, K4NRD, de Madison, Florida. "Em 07:58, W5LFL confirmou um contato com Jimmy Brooks, WA4BEV, na Geórgia. Jimmy estava em sua casa em Valdosta e usado uma antena caseira para as transmissões em 145,550 MHz. Garriott estava usando a 5 transceptor portátil W com uma antena temporária gravado dentro de uma janela de ônibus. Durante o contato, a sonda estava a aproximadamente 160 milhas acima da Terra. "
De acordo com Bill Pasternak, WA6ITF, antena Garriott foi projetado especificamente para seu uso na STS-9. "Ele foi projetado e desenvolvido para atender aos padrões de vôo da NASA para que pudesse se adaptar aos contornos de uma janela específica [no ônibus]", disse o ARRL, "Eu acredito que foi construído por Lou McFadin, W5DID. O rádio era um Motorola unidade comercial. Por várias razões, decidiu-se usar um transceptor portátil comerciais que poderiam ser certificadas vôo rapidamente, ao invés de um transceptor de rádio amador de mão que exigiria um longo processo de qualificação da NASA. "
Em 1983, a equipe Goddard Amateur Rádio Clube fornecidos ao redor do relógio retransmissões ônibus espacial a partir de sua estação de clube WA3NAN. Estas retransmissões desde a comunidade internacional de rádio de presunto up-to-the-minute de informação durante o vôo Garriott e subseqüente Space Shuttle Experiment Rádio Amador ( SAREX ) voos; SAREX foi o precursor do Radioamador na Estação Espacial Internacional ( ARISS ) do programa. Nos dias anteriores à Internet, estes boletins em tempo real e atualizações freqüentes elemento orbital só poderia ser obtida através de rádio amador.
"O primeiro contato Owen feita a partir de Columbia estava com Lance Collister, WA1JXN (agora W7GJ), de Frenchtown, Montana, ao se aproximar os EUA do Pacífico costa", disse Pasternak a ARRL. "Isso por si só foi uma espécie de estranheza, porque havia milhares de presuntos Califórnia vying para ser o primeiro contato e depois disso CQ em primeiro lugar, 145,55 MHz soou como 20 metros durante uma DXpedition rara."
A série de transmissões de rádio bidirecional de STS-9 foram tão bem sucedidos que a Rádio Amadores tem sido uma parte significativa do programa do ônibus espacial desde então. Rádio amador tem oferecido várias oportunidades educacionais entre os astronautas a bordo do ônibus espacial e da Estação Espacial Internacional com os alunos e campistas, permitindo que os jovens se comunicar diretamente com os astronautas enquanto eles circularam a Terra. Como o programa de ônibus espaciais chega ao fim, a muitas memórias associadas com o vôo espacial permanecerá com aqueles que cresceram com a emoção dos nossos homens e mulheres decolar para o espaço - a nova fronteira.   - Graças a Pat Lightcap, K4NRD e Pasternak Bill, WA6ITF, algumas informações
Para mais informações sobre voo histórico Garriott, consulte " Bem Feito, W5LFL! " na edição de fevereiro de 1984 QST (você deve ser um membro ARRL para ver o link).
Veja abaixo as gravações feitas por Pat Lightcap, K4NRD, de Madison, Florida, em duas transmissões entre Owen Garriott, W5LFL e radioamadores na Terra durante a missão STS-9. Lightcap fez essas gravações enquanto estacionado na frente de Madison County High School pouco antes de 8:00 em 07 de dezembro de 1983 através de seu celular rádio VHF.

Fonte: http://www.arrl.org/news
RADIOAMADORISMO - 73/51 e bons contatos a todos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...