Em 7 de janeiro de 1943, Nikola Tesla morreu em Nova York aos 87 anos. Ele estava literalmente quebrado, vivendo no hotel New Yorker, em uma sala que dividia com um bando de pássaros, quem ele considerava seus únicos amigos. |
Pergunte a qualquer garoto de uma
escola: "quem inventou o rádio?". Se você obtiver uma resposta, ela
será sem dúvida Marconi – uma resposta com a qual as enciclopédias e os
livros de texto concordam. Ou faça uma outra: "quem inventou os
materiais que compõem sua tostadeira, seu som estéreo, a iluminação
pública, e permite às fábricas e escritórios funcionarem? Sem hesitação,
Thomas Edison, certo? Errado em ambos os casos. A resposta correta é
Nikola Tesla, uma pessoa que você provavelmente nunca ouviu falar. Há
mais. Parece que ele descobriu os raios-X um ano antes que W. K.
Roentgen o fizesse na Alemanha, ele construiu um amplificador a válvula
antes de Lee de Forest, estava usando luzes fluorescentes em seu
laboratório 40 anos antes que a indústria os "inventasse", e demonstrou
os princípios usados nos fornos de microondas e radar décadas antes
que eles se tornassem uma parte integral de nossa sociedade. Não
obstante, não associamos o seu nome com nenhum deles.
Por cerca de 20
anos na virada do século, ele foi conhecido e respeitado nos círculos
acadêmicos mundiais, correspondeu-se com físicos eminentes de sua
época, incluindo-se Albert Einstein, foi citado e consultado em matéria
de ciência elétrica, adotado pela alta sociedade de Nova Iorque,
respaldado por gigantes das finanças e da indústria tais como J. P.
Morgan, John Jacob Astor e George Westinghouse. Teve como amigos
eminentes artistas, tais como Mark Twain e o pianista Ignace
Paderewski. Contam-se às dúzias os seus graus honoríficos, prêmios
(inclusive o Nobel) e outras citações. Tesla
nasceu em Smijlan, Croácia, em 1856, filho de um clérigo e de uma
inventiva mulher. Ele tinha uma extraordinária memória, que tornou-lhe
fácil aprender seis idiomas. Entrou para a Escola Politécnica em Gratz,
onde por quatro anos estudou matemática, física e mecânica, confundindo
mais de um professor pela sua extrema compreensão da eletricidade, uma
ciência ainda na infância, naqueles dias. Sua carreira prática começou
em Budapeste, Hungria, em 1881, onde fez sua primeira invenção
elétrica, um telefone repetidor (um alto-falante comum), e concebeu a
idéia de um campo magnético rotativo, o qual mais tarde tornou-o
mundialmente famoso, na forma de um moderno motor de indução. O motor
de indução polifásico é que fornece energia para virtualmente todas as
aplicações industriais, de correias transportadoras a guinchos para
máquinas operatrizes.
As
habilidades mentais de Tesla requerem alguma menção, desde que, não
somente ele tinha uma memória fotográfica, como também possuía a
habilidade de usar uma visualização criativa com uma intensidade
fantástica. Ele descreve em sua autobiografia, quão hábil ele era para
visualizar um aparato em particular, testá-lo realmente, desmontá-lo e
checá-lo, para que funcionasse na prática! Durante a fabricação de suas
invenções, ele trabalhava com todos os planos e especificações em sua
cabeça. O invento, após ser montado sem nenhuma modificação, funcionava
perfeitamente. Tesla dormia apenas uma ou duas horas por dia, e
trabalhava continuamente em suas invenções e teorias sem descanso e sem
tirar férias. Podia avaliar as dimensões de um objeto ao centésimo de
polegada, e realizar difíceis cálculos em sua cabeça, sem ajuda de
régua de cálculo ou tábuas matemáticas. Muito longe de ser um
intelectual em sua torre de marfim, ele tinha muita consciência do
mundo à sua volta, fazia questão de tornar acessíveis as suas idéias ao
público em geral, através de freqüentes artigos escritos para os
jornais, e em seu próprio âmbito, através de palestras e artigos
científicos. Ele
decidiu vir para este país (EUA) em 1884. Trouxe com ele vários
modelos dos primeiros motores de indução, que depois de um breve e
infeliz período trabalhando para Edison, foram mostrados a George
Westinghouse. Foi nas oficinas de Westinghouse que o motor de indução
foi aperfeiçoado. Numerosas patentes foram tiradas desta invenção
inicial, todas sob o nome de Tesla.
Tesla
trabalhou brevemente para Thomas Edison quando veio para os estados
Unidos, criando muitos melhoramentos nos motores e geradores de C.C.
[corrente contínua] de Edison, mas deixou-o após muitas controvérsias, e
de Edison ter-se recusado a honrar suas promessa de pagar bônus e
direitos. Este foi o começo de uma rivalidade que veio a ter péssimas
conseqüências mais tarde, quando Edison e seus financiadores fizeram
tudo ao seu alcance para deter o desenvolvimento e a instalação do
sistema de Tesla, muito mais eficiente e prático, de distribuição de
energia urbana através de energia de C.A. [C.A. - corrente alternada. É
curioso que Edison fez com Tesla o mesmo que os antigos fornecedores
de iluminação pública à gás fizeram contra ele, tentando
desprestigiá-lo e ao seu invento: a iluminação pública por C.C. –
N.T.]. Edison levou às cidades um tipo de show no qual tentava retratar a
C.A. como perigosa, chegando ao ponto de eletrocutar animais pequenos e
grandes (em um caso, um elefante) perante grandes audiências. Como
resultado desta campanha de propaganda, o estado de Nova Iorque adotou a
eletrocussão por C.A. como método para executar condenados. Tesla
ganhou a batalha, ao demonstrar a segurança e a utilidade da C.A.,
quando iluminou e forneceu eletricidade à Feira Mundial de Nova Iorque
de 1899.
O
mais importante trabalho de Tesla ao final do século dezenove foi um
sistema original de transmissão de energia através de antena. Em 1900,
Tesla obteve suas duas patentes fundamentais sobre transmissão de
energia sem fio, que envolviam o uso de quatro circuitos sintonizados.
Em 1943, a Suprema Corte dos Estados Unidos concedeu a Nikola Tesla
plenos direitos sobre a patente de invenção do rádio, substituindo e
anulando qualquer reclamação anterior de Marconi e outros, em relação à
"patente fundamental do rádio". É interessante notar que Tesla, em
1898, descreveu não somente a transmissão da voz humana, mas também de
imagens, e posteriormente projetou e patenteou dispositivos que
envolviam as fontes de energia que fazem funcionar os tubos de TV
atuais. As primeiras e primitivas instalações de radar, em 1934, foram
construídas seguindo os princípios, principalmente os relativos a
freqüência e potência, já descritos por ele em 1917. Em
1889 Tesla construiu uma estação experimental em Colorado Springs,
onde ele estudou as características da alta freqüência, ou de
freqüências de rádio em corrente alternada. Lá ele desenvolveu um
potente rádio transmissor em um projeto singular, e também um número de
receptores "para individualizar e isolar a energia transmitida". Ele
realizou experiências para estabelecer as leis da propagação das ondas
de rádio, as quais estão atualmente sendo "redescobertas", e mesmo
verificadas, após alguma controvérsia, nas altas energias da física
quântica.
Tesla
escreveu em "Century Magazine" de 1900: "...que a comunicação sem fio
para qualquer ponto do globo era possível. Minhas experiências
mostraram que o ar em sua pressão normal torna-se um condutor, e isto
abre um panorama maravilhoso para a transmissão de grandes quantidades
de energia elétrica para propósitos industriais a grandes distâncias
sem o uso de fios... sua realização prática poderia significar que a
energia estaria disponível ao uso humano em qualquer ponto do globo.
Não posso conceber nenhum avanço técnico que poderia, melhor do que
este, unir toda a humanidade, ou que poderia mais e mais economizar a
energia humana... ". Isto foi escrito em 1900! Depois que terminou os
testes preliminares, o trabalho começou em uma estação tamanho gigante
em uma praia recuada de Long Island. Tivesse entrado em operação, ela
poderia prover enormes quantidades de energia elétrica para os
circuitos receptores. Depois da construção de um prédio de geração
(ainda de pé) e uma torre de transmissão de cerca de 55 metros de
altura (dinamitada durante a Primeira Guerra Mundial, sob o dúbio
pretexto de ser uma referência potencial para a navegação de barcos
alemães, os U-boats), o suporte financeiro para o projeto foi
repentinamente cortado por J. P. Morgan, quando tornou-se manifesto que
tal projeto de fornecimento de energia não poderia ser medido e nem
cobrado.
Uma
outra das invenções de Tesla, que é familiar a qualquer um que já
tenha possuído um automóvel, foi patenteada em 1898 sob o nome de
"ignição elétrica para motores a gasolina". Mais comumente conhecida
como o sistema de ignição do automóvel, seu principal componente, a
bobina de ignição, permanece praticamente sem mudanças desde o seu
aparecimento, na virada do século. Nikola
Tesla também projetou e construiu protótipos de uma máquina rotativa
por queima de combustível incrível, baseada em um projeto anterior de
uma bomba rotativa. Testes recentes que tem sido realizados na turbina a
disco sem hélice indicam que, se construída usando materiais cerâmicos
para alta temperatura recentemente desenvolvidos, colocar-se-ia entre
os mais eficientes motores a gasolina do mundo, sobrepujando nossos
atuais motores de combustão interna a pistão, em economia, longevidade,
adaptabilidade a diferentes combustíveis, e relação custo/potência. A
generosidade de Tesla eventualmente deixou-o sem fundos suficientes
para prosseguir realizando as suas invenções. O seu idealismo e
humanismo deixavam-no desanimado com as intrigas do mundo industrial e
financeiro. Seu laboratório de Nova Iorque foi destruído por um incêndio
misterioso. Referências ao seu trabalho e às suas realizações foram
sistematicamente expurgadas da literatura científica e dos livros de
texto. Levado a um exílio fechado em um hotel de Nova Iorque entre as
duas guerras, 20 anos de uma potencialmente rica e produtiva
contribuição foram tiradas de nós. As únicas ocasiões em que aparecia
em público eram nas entrevistas anuais à imprensa na data de seu
aniversário, que ele descreveria invenções espantosas e de grande
alcance, e sobre as possibilidades da tecnologia. Elas eram distorcidas
pela imprensa sensacionalista, particularmente quando ele descrevia
sistemas de armas avançadas às vésperas da Segunda Guerra Mundial.
Morreu na obscuridade em 1943. Somente o FBI percebeu: eles vasculharam
seus papéis (em vão) procurando pelo projeto da "máquina do raio da
morte". É interessante notar que a motivação para nosso sistema de
defesa "Guerra nas Estrelas" foi baseado no receio de que os soviéticos
tivessem começado a empregar armas baseadas nos princípios de alta
energia de Tesla. Relatos públicos de "ofuscamento" de satélites de
vigilância dos EUA, bolas de fogo e relâmpagos anômalos a altas
altitudes, interferências de ondas de rádio ELF [Extremely Low Frequency
- Freqüência Extremamente Baixa (geralmente, abaixo de 300 Hz) -
N.T.], e outros casos, emprestaram crédito a esta interpretação. Créditos
devem ser dados onde eles são devidos, [ou seja,] para as invenções
humanitárias e que poupam o esforço humano, tais como a máquina
universal de C.A., que foi verdadeiramente incorporada à nossa vida
diária, como também àqueles que estão à disposição, mas que não tem sido
largamente utilizados pela sociedade.
Nikola foi fraudado, enganado e roubado em numerosas ocasiões durante sua vida
Começando por sua chegada a América. Em 1884 embarcou para os Estados
Unidos portando somente uma mala, algumas economias e uma carta de
recomendação de Charles Bachelor, o sócio europeu de Thomas Alva
Edison. Ao
chegar ao porto de Nova York, percebeu que tinham roubado toda sua
bagagem, deixando-o somente com a carta de Bachelor e quatro míseros
centavos de dólar. Mesmo
assim, conseguiu seu propósito e foi fazer uma entrevista com Edison.
Não obstante, aquele encontro não foi como nosso protagonista esperava.
O magnata americano não estava interessado na corrente alternada
defendida por Tesla já que já tinha levantado todo um império ao redor
da corrente contínua.
Fonte: Internet
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