.


PROPAGAÇÃO

quinta-feira, 26 de julho de 2012

FESTA DO SENHOR BOM JESUS DE TREMEMBÉ 2012

Clique para ampliar
Evento que tem início no dia 27 reúne várias atrações musicais gratuitas para a região.

Começa nesta sexta-feira, dia 27 de julho, a Festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé 2012. Até o dia 12 de agosto, a Estância Turística de Tremembé realiza a tradicional festa na Praça Geraldo Costa. Além da devoção ao Bom Jesus com atividades religiosas, o evento também traz diferentes atrações musicais que prometem agradar munícipes e visitantes durante os 17 dias de Festa. O público presente no evento em 2011 chegou a aproximadamente 250 mil pessoas durante 16 dias de Festa. Este ano a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes da Prefeitura de Tremembé estima que o número do ano passado seja superado, por conta das apresentações confirmadas na programação. O público poderá conferir, gratuitamente, shows com as bandas Jota Quest (dia 31/07) e The Cafonas Tropical Band — com participação da cantora Simony (04/08). A dupla Bruno & Marrone (07/08) e o Padre Antonio Maria (11/08) também fazem parte da grade de shows 2012. Encerrando a programação, o cantor Zé Ramalho (12/08) se apresenta antes da tradicional queima de fogos. Shows regionais também terão destaque na Festa do Senhor Bom Jesus: Ministério Geração Adoradora, Projetos Atos, Banda Agnus, Zé do Vale e Matagal, Raul Seixas Cover, Ramones Cover, Fanfarra Municipal de Tremembé (FAMUTRE) e apresentações culturais do Projeto Fazendo Arte são algumas das atrações locais que ajudarão a ditar o ritmo das festividades. A Festa também conta um parque de diversões montado para agradar não apenas crianças. Com vários brinquedos, o parque vai garantir a alegria dos pequenos e adultos com carrossel, kamikaze, crazy dance, montanha russa, entre outros. A tradicional praça de alimentação com pratos típicos da região completa as atrações do evento. Aberta ao público, a Festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé é organizada pela Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal e é realizada todos os anos entre os meses de julho e agosto, na praça de eventos do município – em uma área de mais de 22 mil m². As atrações têm início às 20h e término à meia-noite; nos finais de semana o início é por volta das 15h e o término é estendido para as 2h.

Um pouco de história:
Em meados de 1700, católicos se reuniam ao redor da Basílica de Tremembé em busca de bênçãos e milagres que supostamente o santo, denominado Bom Jesus de Tremembé, concedia aos fiéis. Com o fluxo cada vez maior de romeiros, a comercialização de bebidas e alimentos tornou-se conseqüência das necessidades do crescente número de pessoas. Desde então, a igreja passou a organizar as atividades que ali se desenvolviam e fora estipulado o dia 6 de agosto, como o dia do padroeiro da cidade. A cidade de Tremembé se desenvolveu a partir dos arredores da igreja e com o decorrer dos anos a comemoração foi tomando proporções cada vez maiores, fato que exigiu mais organização e investimentos. Muito tempo depois, as festividades, até então exclusivas à Igreja Católica, começaram a tomar características de um evento, pois de acordo com a Lei nº 700, de 30 de junho de 1969, que dispõe sobre o incremento de turismo no município, determinou-se que a Prefeitura organizaria a parte cultural da festa.

O Bom Jesus
Conta a lenda que, certo dia, apareceu no arraial da pequena Vila de Tremembé um senhor peregrino, desconhecido, que construiu uma pequena cabana, ás margens do Rio Paraíba, onde se isolou dos demais moradores da região. Quando os vizinhos o procuraram, encontraram somente uma imagem do tamanho natural de um homem, com características da arte barroca. No ano de 1669, o capitão-mor Manuel da Costa Cabral obteve permissão para erigir em sua propriedade uma capela para abrigar a imagem. Logo as histórias de bênçãos e milagres se espalharam, atraindo peregrinos e romeiros que se depararam com boas condições climáticas e geográficas e acabaram se instalando nas proximidades. A capela, depois de ampliada, foi nomeada pelo Papa Paulo VI como Basílica Menor do Senhor Bom Jesus de Tremembé e abriga, até os dias de hoje, a imagem do Santo. Desde então o dia 6 de Agosto é tido como o dia do padroeiro da cidade, quando a imagem do Bom Jesus é retirada do altar para uma procissão que percorre as principais ruas da cidade e se encerra com uma missa campal. Com o decorrer dos anos essa comemoração foi tomando proporções cada vez maiores até se tornar a Festa que conhecemos hoje, cujo público médio ultrapassa 250 mil pessoas. 

 http://www.agoravale.com.br/noticias_fotos/noticias_24720121049_1.jpg

Fonte: www.tremembe.sp.gv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...