.


PROPAGAÇÃO

sábado, 5 de janeiro de 2013

O QUE É RTTY?

 
Radioteletipo (RTTY) é um sistema de telecomunicações constituída  por computadores pessoais (PCs) rodando software ligados por rádio. É um modo de transmissão usado para transmitir mensagens de texto. Utiliza FSK ou tipos de emissão AFSK. Principalmente utilizado para comunicações de teclado para o teclado.

O que é SSTV?
 
 
 
A palavra SSTV é a abreviatura da denominação inglesa "Slow Scanning Television" que em português significa "Televisão de Varrimento Lento", pois ao contrário das emissoras de televisão comerciais que usam varrimento rápido para compor a imagem, (o que permite que vejamos os movimentos em tempo real). Em SSTV, como é usado o varrimento lento, para que possamos ver a imagem são necessários alguns segundos. Este modo permite a transmissão de imagens totalmente coloridas através de transmissores de rádio. As cores da imagem são transformadas em sinal de áudio. Cada imagem tem 256 linhas, cada uma delas é transmitida 3 vezes (as 3 cores RGB). O tempo para envio de uma imagem é de cerca de 2 minutos. Equipamentos necessários para montar uma estação de SSTV. Quase todos equipamentos já existem no "shack" do radioamador moderno, senão vejamos:
 
·         Um transceptor de HF (SSB) ou de VHF/UHF (FM);
·         Um computador (podendo ter ou não kit de multimédia);
·         Um programa para SSTV;
·         Uma interface de construção caseira (na falta da placa de som).
·         Uma placa de som.
 
É importante observar que o transceptor de HF deve ter ótima estabilidade de frequência, de preferência deve ser sintetizado.
 
Que programas devo usar para fazer SSTV?
 
A maioria dos programas foram desenvolvidos por radioamadores. Existe uma grande quantidade deles, tanto para o DOS quanto para Windows e ultimamente para Linux. Alguns usam uma pequena placa de construção caseira (interface) para fazer a "comunicação" do computador com o transceptor e vice-versa. Outros, mais modernos, usam a própria placa de som do computador, dispensando a confecção do interface. Os programas principais existentes são então divididos em dois grupos, um grupo que usa placa de som e outro que usa um interface.
 
 
 Fonte: blog.clickgratis.com.br
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...