.


PROPAGAÇÃO

sábado, 29 de setembro de 2012

O EXTRATERRESTRE DO FBI/KGB/SS: ENCONTRADO

fbikgbssalien02 ufologia fotos de alienigenas destaques
“Acima, uma das mais impressionantes fotos de suposta criatura extraterrestre resgatada de UFOs acidentados. Durante muitos anos pensou-se que a foto fosse originada de um acidente nos EUA, mas recentemente descobriu-se que foi feita na Alemanha, pouco antes da 2ª Grande Guerra. Os oficiais que seguram o ser são altas-patentes da SS”. ["As fotos ainda não esclarecidas de acidentes de UFOs em todo o mundo", Revista UFO, n.18, p.18, Dez 1991]

001 thumb ufologia fotos de alienigenas destaques A fotografia tem sido há muito uma favorita deste autor, e desde que escrevemos sobre ela em 2009, descobrimos através de Isaac Koi, que já em 1982 Loren Gross havia publicado em sua série “UFOs: A History” a origem correta da montagem: a edição de 1 de Abril de 1950 da foto-revista alemã “Neue Illustrierte”. Em 2003 Achim Martin partilhou com Gross cópias do artigo original, infelizmente as publicações de Gross têm circulação muito limitada e suas reprodução são xerográficas. Decidi assim obter a edição original de “Neue Illustrierte”, publicada em Colônia, Alemanha, e datada de 29 de março de 1950. Era uma revista semanal, e como anunciado em uma chamada vermelha logo na capa, cobria a data de 1 de abril.

Os Marcianos!

Ao abrir a revista, já na página 3 de Neue Illustrierte, o leitor descobre a fonte desta imagem icônica:

ScanImage003a thumb ufologia fotos de alienigenas destaques

As legendas contam sobre como o disco voador foi capturado em uma fotografia do sargento americano “D. Ussel”, sendo abatido logo depois. Seres estranhos emergiram e “se moviam perdidos, planando estranhamente sem impedimento, como mergulhadores sob a água”. O agente McKerenich comenta como estava “Ciente da grandiosidade do momento, pela primeira vez na história da Humanidade um terráqueo via um visitante do espaço!”. O homem prateado estaria coberto por camadas de metal, que o observatório de Phoenix especulava ser uma proteção contra radiação. Uma estranha escrita “marciana” é apresentada, e descrevendo a imagem mais famosa, descobrimos “a grande surpresa: o marciano tem… apenas 70 centímetros de altura!”. Estas seriam “as únicas imagens verdadeiras, e o leitor deve tomar cuidado com fraudes toscas circulando na imprensa mundial”.

Sargento Otário

003 thumb ufologia fotos de alienigenas destaques Como é típico de brincadeiras de Primeiro de Abril, há várias pistas sobre a piada, incluindo como foi criada. O sinal mais evidente já havia sido notado por Koi: o sargento da divisão anti-aérea D. Ussel é uma brincadeira com a palavra “Dussel”, que significa otário em alemão. O comentário sobre como as “figuras pareciam se mover perdidas, planando estranhamente sem impedimento, como mergulhadores sob a água” é uma referência às imagens correspondentes, que são em verdade de um grupo de patinadores britânico, “The Lidstones”. Note como as poses são características de apresentações artísticas desta natureza. O aviso final sobre “fraudes toscas” circulando na imprensa também é um ótimo toque. Todos estes sinais foram confirmados na próxima edição de Neue Illustrierte, publicada em 5 de abril de 1950. Na página 43, encontramos o aviso:

004 thumb ufologia fotos de alienigenas destaques
Neue Illustrierte, Colônia, Alemanha; 5 de abril de 1950; p. 43
Abril! Abril!
A
“Neue Illustrierte”, em sua edição de abril publicada em 29 de março, pregou algumas peças em seus leitores: o pouco de marcianos na página 3 é uma fantasia. O sargento D. Ussel (Otário) não existe. O Marciano era um artista do grupo de patinadores “The Lidstones”.
Uma busca por patinadores chamados “The Lidstones” revela uma foto de Susan Miller de Joan e James Lidstone publicada em 1962. O homem se assemelha ao marciano, embora não possamos estar seguros da identificação devido à baixa qualidade de ambas fontes:

jameslidstone martian ufologia fotos de alienigenas destaques

Um ponto interessante é que as botas do marciano parecem botas de patins. Embora na mais famosa das montagens o marciano esteja seminu, nas outras duas as figuras humanóides parecem usar trajes colantes prateados, incluindo toucas, e é possível que estes trajes tenham sido usados pelos patinadores em alguma apresentação, poupando trabalho aos autores da montagem. Já com relação ao disco voador, Martin Kottmeyer já havia identificado o objeto como “uma imagem retocada do modelo de disco do Dr. E.W. Kay que apareceu na imprensa em 11 de janeiro de 1950”:

neue kays ufologia fotos de alienigenas destaques

Do Primeiro de Abril para a História

Devido à baixa qualidade das reproduções da imagem mais famosa, também é notável que confusões surgiram a respeito da composição da cena. Abaixo, destaquei em cores diferentes as cinco pessoas (incluindo o marciano) que aparecem na montagem:

marsmenschen april1 ufologia fotos de alienigenas destaques

A interpretação mais comum, refletida no pequeno brinquedo japonês no início deste texto, representa a mulher encarando a câmera (em amarelo) com as pernas afastadas. Em verdade, na fotomontagem original pode-se ver sua perna esquerda e perceber que a mulher está em verdade de lado, e as pernas no lado direito da imagem pertencem à segunda mulher (em vermelho). Ainda assim, esta é uma montagem com vários problemas: a mulher em amarelo aparece na frente daquela em vermelho – sua mão direita a obstrui – e, todavia, as pernas da mulher em vermelho estão claramente à frente, uma delas em linha com o pequeno marciano. As duas mulheres provavelmente não pertenciam, ao menos nessa geometria, à mesma cena, e foram recortadas e coladas sem uma consideração apropriada ao seu arranjo espacial. O autor da fotomontagem pode ter deixado tais incoerência evidentes propositalmente, como parte da brincadeira. Várias outras confusões surgiram relacionadas à imagem, a mais comum associando-a à fraude de 1953 nos EUA envolvendo um macaco sem pêlos. O corpo do marciano alemão não é o de um macaco sem pêlos, a menos que se considere um ser humano dessa forma. Como mesmo Donald Keyhoe notou à época, o mote de pequenos extraterrestres de um disco acidentado derivou da Fraude de Aztec – Roswell só retornaria à Ufologia no fim da década de 1970. A fraude de Aztec também inspirou, exatamente na mesma época, e também na Alemanha, a criação de outra famosa fotografia de um extraterrestre capturado. Através de Koi, tomei conhecimento do livro de Jenny Randles e Peter HoughLooking for the Aliens” (1991). Ele cita o trabalho de Claus Westh-Henrichsen que indicava que “as posições das mãos dos ‘homens de segurança’ sugere que estavam segurando um objeto rígido. Depois de conduzir testes, ele propõe que eles estavam empurrando um carrinho de bebê!”. Validando esta sugestão, criei mesmo uma montagem para ilustrar a hipótese, mas ao verificar a imagem original em melhor qualidade e observar com melhor clareza as posições das mãos dos homens, é preciso notar que a menos que estes segurassem uma parte curva, suas mãos não estão alinhadas. Da mesma fonte também havia considerado a informação de Han-Werner Peiniger de um grupo OVNI da Alemanha Ocidental de que esta foi outra brincadeira de 1 de abril e que os autores eram G Falscht e R Logen, o que em português é similar a Ds Mascarador e U Mafraude (de fato, traduções literais de ‘forjado’ e ‘faz-de-conta’). Entretanto, ao obter tanto a edição original da brincadeira quanto a seguinte com a clarificação, não pude encontrar qualquer referência a “G Falscht e R Logen” como autores da história.

Escrita Marciana

Ao ler as pistas sobre uma “enigmática escrita marciana” publicada pela revista, suspeitei que era uma mensagem em alemão, apenas invertida e espelhada:

ScanImage003b ufologia fotos de alienigenas destaques

E, realmente, o amigo Manuel Borraz a decifrou (com algum esforço você também conseguirá lê-la):
“Die Erde gefällt uns nicht.
Wir möchten wieder nach Hause.”
Que significa:
“Não gostamos da Terra.
Queremos voltar para Casa.”
Esta foi uma excelente brincadeira de 1 de Abril, com todos os sinais possíveis de ser uma fantasia, e que foi esclarecida como tal na edição seguinte a qualquer leitor que ainda ficasse em dúvida. Todos pesquisadores OVNI sérios ao longo dos anos descartaram a imagem como uma fraude, embora os detalhes precisos tenham eludido a maior parte deles por décadas, com confusões estendendo-se até hoje. Ao localizar e partilhar a publicação original, espero que o caso seja solucionado.





FONTE:www.ceticismoaberto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...