.


PROPAGAÇÃO

sábado, 17 de setembro de 2011

OBSERVATÓRIO EUROPEU DO SUL DESCOBRE 16 “SUPER-TERRAS”


Mais de 50 novos planetas alienígenas - incluindo uma chamado de “super-Terra” que poderia suportar a vida - foram descobertos por um telescópio caça planeta  do Observatório Europeu do Sul (ESO), instalado no Chile. Entre os novos planetas descobertos e anunciados nesta segunda-feira (12) em entrevista coletiva, incluem-se 16 “super-Terras”, que são potencialmente rochosos e mais massivos que o nosso planeta. Um em particular tem atraído a atenção dos astrônomos, porque ele orbita no limite da zona habitável de sua estrela, sugerindo condições para suportar a vida. A descoberta dos  exoplanetas foi possível devido às observações feitas a partir do instrumento de alta velocidade radial  (Precisão Searcher Planeta) ou HARPS. O espectrógrafo HARPS é parte do ESO 11,8 pés (3,6 metros). um telescópio do Observatório localizado em La Silla, no Chile. 
 
"A massiva descobertas do espectógrafo HARPS superou todas as expectativas e incluiu  uma população excepcionalmente rica de super-Terras e Netunos, tipo de planetas hospedados por estrelas muito semelhantes ao nosso Sol",  afirmou o líder da equipe HARPS, Michel Mayor, da Universidade de Genebra, na Suíça,  em um comunicado. "E melhor ainda - os novos resultados mostram que o ritmo de descoberta está se acelerando," afirmou.

O planeta HD 85512b orbitando a estrela tipo-Sol HD 85512 b , situa-se cerca de 35 anos-luz da Terra na constelação de Vela,  é cerca de 3,6 vezes a massa da Terra e localiza-se  em uma  zona habitável em torno da estrela, onde a água  é líquida, e talvez até mesmo possa existir vida, disse a especialista Lisa Kaltenegger, do Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha e Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, em Boston. A análise mais aprofundada da HD 85512 b e dos outros exoplanetas  será capaz de determinar mas sobre a potencial existência de água na superfície. "Acho que estamos em um tempo incrivelmente excitante",  disse Kaltenegger a repórteres em uma coletiva de imprensa. "Não estamos apenas ir lá para descobrir novos continentes - na verdade estamos indo lá fora, para descobrir mundos novos." Astrônomos usaram HARPS para observar  376  estrelas similares ao Sol. Ao estudar as propriedades de todos os planetas alienígenas detectado pelo HARPS, até agora os pesquisadores descobriram que aproximadamente 40 por cento das estrelas semelhantes ao Sol  são palco de pelo menos um planeta que é menos massivo que os gigante  gasoso Saturno. Em outras palavras, cerca de 40 por cento das estrelas parecidas com o Sol tem pelo menos um planeta de baixa massa em órbita em torno dele. Por outro lado, a maioria dos planetas alienígenas com uma massa semelhante à de Netuno parece estar em sistemas com múltiplos planetas, disseram os pesquisadores. Os astrônomos já descobriram 564 planetas alienígenas , com cerca de 1.200 mundos candidatos adicionais sob investigação com base em dados do observatório espacial Kepler , de acordo com o Laboratório de  Propulsão a Jato da Nasa,  em Pasadena, Califórnia.

Fonte: http://www.ufotvonline.com.br/

UFOs - Não estamos sós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...