O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA emitiu nesta quinta-feira (25) sinais de alerta para a região da Costa Leste dos país por conta do furacão Irene que vem se aproximando. Na quinta-feira o furacão estava passando ao longo do noroeste das Bahamas. Na quarta-feira (24), o Irene foi classificado como Categoria 3 de força, sendo que existe a possibilidade de subir à Categoria 4. Foram emitidos alertas de ameaça de furacão e de tempestades.
Na segunda-feira (22), o furacão atingiu o Caribe, o que teve como consequência o corte do fornecimento de energia e inundações na região. Apesar de estradas terem sido bloqueadas com a queda de árvores e as inundações, não foram registrados mortos nem feridos como vítimas do Irene. A previsão de que o furacão atinja outras localidades da Costa Leste é pela perspectiva de que ele estava passando pelo Caribe para outras localidades.
Uma ilha da região da Carolina do Norte teve que evacuar turistas ainda na quarta-feira como medida de prevenção e segurança para o possível desastre natural. Os residentes seriam orientados a deixar suas casas nesta quinta-feira. De acordo com autoridades locais, a evacuação de quarta-feira foi um teste para verificar se a população corresponde às medidas de emergência depois de vários anos sem a ameaça de um furacão tão forte.
Depois da passagem do Irena por Porto Rico, o presidente americano, Barack Obama, declarou estado de emergência em todo o país. A categoria do furacão pode aumentar ao entrar em contato com águas mais quentes.
NASSAU e NOVA YORK - Com a previsão da passagem do furacão Irene para o fim de semana, a prefeitura de Nova York já se prepara para esvaziar áreas costeiras e resgatar moradores que ficarem isolados, usando uma frota de barcos da polícia, no caso de a cidade ficar alagada. O furacão, de categoria 3 na escala Saffir-Simpson (em que 5 é a mais alta), já castigou o noroeste das Bahamas ao se mover para a costa da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
- Esperamos o melhor, mas nos preparamos para o pior, e essa é a razão pela qual acho que esta cidade está pronta para o fim de semana - disse nesta quinta-feira a repórteres o prefeito Michael Bloomberg, ao expor os preparativos da cidade para enfrentar a tempestade.
A projeção dos meteorologistas é de que o furacão Irene se dirigirá no sentido da Costa Leste dos Estados Unidos e possivelmente castigará Nova York na noite de sábado ou no domingo.
Ele está classificado na categoria 3, da escala Saffir-Simpson - que vai de 1 a 5 -, mas os especialistas dizem que provavelmente perderá força ao se mover para norte e poderá passar ao nível 2 ao atingir Long Island, no leste da cidade de Nova York.
- Neste ponto a previsão não indica que a tempestade vá atingir Nova York com essa força, mas nós certamente sentiremos seus efeitos aqui, incluindo situações de tempestade tropical, como fortes chuvas e ventos de 96 quilômetros por hora ou mais - disse Bloomberg.
A empresa de energia nuclear Public Service Enterprise Group informou que está adotando por precaução medidas de segurança em suas usinas situadas ao longo do rio Delaware, por causa da prevista passagem do furacão Irene pela Costa Nordeste dos EUA.
Nesta quinta-feira, por volta das 9h (horário de Brasília), o Irene estava a cerca de 100 quilômetros de Nassau e a cerca de mil quilômetros ao sul de Cabo Haterras, na Carolina do Norte, com ventos máximos sustentados de 185 quilômetros por hora.
O governo das Bahamas retirou o alerta de furacão para o sudeste da ilha. O alerta para o centro e o noroeste das Bahamas foi mantido, e também há um alerta de furacão para a costa da Carolina do Norte, desde o norte de Surf City até a divisa com a Virginia, incluindo Pamlico, Albemarle e Currituck Sounds.
Segundo o NHC, outros estados americanos devem monitorar o progresso do Irene.
O centro acrescentou que o olho do furacão vai continuar se movendo sobre o noroeste das Bahamas nesta quinta-feira e passará perto da Costa Leste do centro e norte da Flórida mais tarde, nesta quinta e no início de sexta.
Câmeras montadas na Estação Espacial Internacional capturado novas visões do furacão Irene, uma vez que agitou todo o Bahamas em 03:47 EDT em 25 de agosto de 2011. Irene, que é um grande e poderoso furacão categoria 3, está se movendo em direção norte-noroeste uma escova provável com os bancos exteriores de North Carolina sábado, antes de rastreamento até o meio do Atlântico estados e um caminho possível sobre a área metropolitana de Nova York e New England final neste fim de semana.
http://www.univox.com.br/
http://www.noticiasbr.com.br/
http://oglobo.globo.com/
Notícias pelo mundo...




Nenhum comentário:
Postar um comentário