.


Sistema Solar em tempo real para educação astronômica...

Please install latest Flash Player to run Solar System Scope

PROPAGAÇÃO

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ASTERÓIDE "TROJAN" ORBITA PRÓXIMO À TERRA


Esta imagem quase que de lado, da órbita da Terra e do asteróide 2010 "Trojan" (Tróia) TK7 (em verde) mostra o movimento vertical do asteróide em relação à Terra ao longo de vários anos. O asteróide foi descoberto pelo telescópio WISE da NASA e é o primeiro asteróide "Trojan" confirmado em pontos de Lagrange da Terra. CRÉDITO: Paul Wiegert, The University of Western Ontario.

O primeiro tipo, a muito procurado e que acompanha a Terra de perto, foi descoberto. É uma rocha espacial que está sempre dançando em frente de nosso planeta, ao longo de sua trajetória orbital, mas um pouco além, de nosso alcance. O asteróide, chamado 2010 TK7, tem cerca de 300 metros de diâmetro e está atualmente a 80.000 km de distância, em sua órbita.

Segundo pesquisadores, este asteróide é o primeiro de uma categoria conhecida como "Trojans" da Terra, uma família de rochas espaciais que poderiam ser, mais fácil de alcançar do que a lua, mas muitas vezes estes asteróides estão dezenas de vezes mais distantes. Tais asteróides, que há muito se suspeitava existir, mas não confirmado até então, poderão ser um dia, destinos valiosos para missões espaciais, especialmente por carregarem como eles elementos raros na superfície da Terra, acrescentaram.

O termo Trojan (Tróia), pode ser explicado da seguinte forma: Imaginem o Sol e a Terra como sendo dois pontos de um triângulo cujos lados são iguais em comprimento. O outro ponto de tal triângulo é conhecido como um ponto de Tróia, ou ponto de Lagrange, reconhecimento ao matemático que os descobriu. Asteróides com esses foram observados em combinação de pontos de Lagrange, do Sol com Júpiter, Netuno e Marte. Os cientistas já suspeitavam que o Sol e a Terra tinham um Trojan também, mas esses companheiros que habitam principalmente no céu diurno, vistos da Terra tornam-se em grande parte escondidos ou ofuscados pela luz do sol.


Fonte: projetoquartzoazul.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...