Dicas para uma boa conversa em PX
Somente comece a falar depois que apertar o PTT. É sério, mesmo operadores mais experientes, por distração, cometem esse erro e quem está ouvindo não entende nada. Você pode, por exemplo, apertar o PTT, espere 1s e comece a falar. Fale devagar e calmo, caso contrario ninguém vai entender o que você fala. Sempre espere uns 2 segundos entre o final da outra transmissão e a sua transmissão, isso dá oportunidade para mais alguém pedir para falar. Se você quiser participar de uma conversa, aguarde o intervalo entre as transmissões, fale um “break”, “oportunidade” ou um simples “Bom Dia”, “Boa Tarde” ou “Boa Noite” e aguarde, logo te chamarão para participar da conversa. Nunca, mas nunca mesmo interrompa, fale por cima ou fale junto com outra transmissão. A não ser que seja uma emergência.
Não use palavreados chulos, gírias (use só as que são usadas em transmissões de PX) ou brigue pelo PX, lembre-se que não é só você que está ouvindo. Seja educado! Sempre que for chamar/procurar alguém no PX, não fale de primeira: “Fulano está em QAP?”, acredite, a não ser que o “fulano” esteja prestando muita atenção do PX, ele não vai atender. Procure chamar 2 vezes e se identifique. Você pode usar por exemplo:
“Atento..... Atento...... Fulano está em QAP.... é o Ciclano (você) chamado...... Fulano está em QAP?”.
Isso ajuda bastante identificar quem está chamando quem.Procure não usar a canaleta 9, apesar de já ter virado bagunça, ela ainda é a canaleta para emergências. Se você está começando agora, e tiver oportunidade, fique ouvindo as transmissões de outros operadores, isso ajuda a você pegar o “esquema” das transmissões.
Sendo assim faça bom uso 73/51 e bons contatos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário