.


PROPAGAÇÃO

segunda-feira, 30 de maio de 2011

DX NA FAIXA DO CIDADÃO


É muito gratificante para todo rádio operador saber que o sinal gerado na sua estação percorreu vários kilômetros de distância. Isso não é possível somente nas frequências de rádio amador, na faixa do cidadão os rádio operadores também podem usufruir desse fenômeno. DX significa falar com uma estação distante que se localiza em outros estados ou países. No Brasil a faixa do cidadão é de 26,96 MHZ até 27,61 MHZ. As frequências de chamada mais comuns para DX é 27,45 MHZ USB(Português e Espanhol) e 27,55 MHZ USB (Inglês). Nos Estados Unidos vários rádio operadores fazem DX no que se chama Free Band, que fica entre 27,41 MHZ até 27,99 MHZ e isso é proibido pela FCC (Federal Communications Comission). O que possibilita o DX na faixa do cidadão é a propagação, que é o fenômeno de reflexão das ondas de rádio pela ionosfera. Geralmente o DX é feito em Banda Lateral (SSB - Single Side Band), que tem dois modos, USB - Upper Side Band e LSB - Lower Side Band.
Propagação
Pode se escrever um livro explicando propagação, aliás, para quem realmente gosta de DX eu aconselho pesquisar e ir mais fundo no assunto.
Como foi citado anteriormente, a propagação é a reflexão da onda de rádio pela ionosfera. Essa reflexão nem sempre acontece, por isso dizemos que a propagação está "aberta" ou "fechada". Sem entrar em detalhes muito técnicos a "abertura" da propagação acontece quando os raios solares ionizam a ionosfera possibilitando essa reflexão das ondas de rádio.
Banda Lateral
A Banda Lateral (SSB) é o modo predileto para fazer DX e isso acontece porque diferente de AM, o SSB não possui portadora, isso faz com que toda potência seja concentrada na transmissão da voz, e o resultado disso é que em situações idênticas o sinal de SSB permite uma comunicação muito mais distante do que o AM.
73/51 a todos e bons contatos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...